Olhos verdes: Os Benefícios da Inveja

Eu não sou o tipo ciumento. Eu rir quando meu namorado gaba-me que a pizzaria caixa flerta com ele todos os dias na hora do almoço e quando ele me diz que uma garota atraente no carro da frente dele paga o seu pedágio de uma vez. Mas quando um colega de trabalho e amigo conseguiu um emprego em uma empresa que eu tinha vindo a tentar entrar durante anos, a minha “isso é ótimo. Eu estou tão feliz por você” veio com um mental caçador de Você não poderia merecem trabalhar lá tanto quanto eu.

Para as próximas 2 semanas, como ela chilreavam alegremente sobre seu novo salário (maior do que o meu) e escritório (com janela), um mal ladainha correu através do meu cérebro, e um corrosivo, ácido sentimento se estabeleceram no meu intestino. Feliz por ela? Certeza que eu estava. Tão feliz que eu planejei desvios para evitar sua mesa. Tão feliz que meu monólogo interno incansavelmente apontou suas falhas — real e (principalmente) imaginado. Tão emocionado que, com gritted dentes, eu a ouvia falar sobre a grande apartamento que ela encontrou, pensando, espero que seu novo chefe é um microgerenciamento psico…com BO…e o café da respiração.

Ok, então talvez eu sou os olhos verdes tipo ciumento. Os meus próprios pensamentos em pânico diante de mim. Eu era um péssimo amigo? Uma péssima pessoa? Fazer as mulheres merecem a sua reputação para cattiness e difamação?

“O ciúme é, definitivamente, uma experiência comum a todos nós”, diz Jennifer Coleman, um casamento e conselheiro familiar. “E, sim, é normal.” Todos nós já tivemos a ocasional mau pensamento: Ela é tão magrinha, ela me deixa doente, ou Ela não merece um cara legal. “Não há nada de horrível sobre isso,” Coleman diz. “É uma forma de defesa, quando nos sentimos vulneráveis, quando alguém está ficando status ou reconhecimento por algo que se deseja.”

Na verdade, além de ser normal, o ciúme pode ser uma coisa boa. Pense nisso como o personal trainer de emoções, motivando-o a trabalhar mais para o que você quer, seja ele um emprego melhor, mais forte a relação, ou menor calças tamanho.

A Insegurança De Seleção

As mulheres modernas dificilmente têm o monopólio de ciúme. “Não existe uma cultura com uma total falta de ciúme, do passado ou presente, em qualquer lugar do mundo”, diz Gordon Clanton, Ph. D., professor de sociologia na San Diego State University. Como todas as emoções, é um retrocesso evolutivo, ajudando os seres humanos formar e manter relações, eliminando os rivais. “O ciúme é uma reação de proteção para uma percepção de ameaça,” Dr. Clanton, diz. A resposta do corpo a qualquer ameaça é o mesmo: lutar ou fugir, como o hormônio do stress cortisol corre nossos sistemas. É por isso que o ciúme — ou de seu irmão, inveja — sente tão ruim.

Infelizmente, as mulheres podem ser mais propensas a sensação de que homens, por causa da forma como nos relacionamos uns com os outros. “Mulheres, amizades, seja pessoal ou profissional, muitas vezes, envolvem o compartilhamento de um monte de informações íntimas de imediato”, diz Fernanda Mooney, autor de ” eu não Posso Acreditar que Ela Fez isso. “Nós tendem a ligação através de semelhanças em nossas vidas e as coisas que estamos debatendo. Se essas semelhanças desaparecer, por exemplo, duas mulheres odeiam seus trabalhos e, em seguida, encontra-se uma fantástica nova posição—, podemos sentir que a amizade está em risco e nos perguntando, ” Por que é que aconteceria com ela, não a mim?'”

Ele não ajuda a que as mesmas qualidades que atraem a um amigo — ela é saída, atlético, perto de sua mãe — são as mesmas coisas que você está apto a inveja, diz Susan Shapiro Barash, um género professor de estudos Marymount Manhattan College e autor do Disparo a Rainha do Baile: A Verdade Sobre as Mulheres e a Rivalidade. “Em alguns aspectos, há um consentimento tácito que devemos ter ciúmes dos mais bonitos ou mais populares meninas”, diz ela.

Parte do problema, Barash acredita, é que, historicamente, de uma mulher de ganho foi da perda de outros. Tendemos a achar que não há bolo suficiente para ir ao redor e acabam competindo por empregos, cônjuges, filhos, e olha. Os homens competem também, mas sem a bagagem. “Os homens podem ser intensa rivais em algum evento esportivo, em seguida, ir para fora e tem cervejas depois,” Barash, diz. As mulheres não permitiu que tal limpar a divisão. “Nós perpetuar o mito de que estamos todos no mesmo barco. Então, como se pode admitir que você está com ciúmes de seu amigo?”

A culpa, a Vergonha, e Outras Coisas Divertidas

De fato, o verdadeiro problema com o ciúme pode ser como ele nos faz sentir sobre nós mesmos. Randi Kuhn, 24, para uma orientação secretário em Harrisburg, Pensilvânia, high high school, era nada, mas feliz por ela grávida de um colega de trabalho — até que a mulher começou a ficar doença de manhã. A mãe-de-ser nunca percebi como suas queixas soou para Kuhn, que foi diagnosticada com 21 anos de idade, com síndrome do ovário policístico, uma condição que os médicos disseram que ela poderia se tornar difícil, se não impossível, para engravidar-se. “Eu tenho incrivelmente ciúmes dela,” Kuhn diz. “Eu queria ter a doença da manhã e os pés inchados e dores nas costas. Eu acho que talvez eu senti que ela não tem o direito de reclamar e deve apenas ser feliz para toda a experiência.” Quando o seu colega se recuperado e começar a desfrutar de sua gravidez, novamente, o sentimento desapareceu. Mas, entretanto, Kuhn me senti tão culpada por seus pensamentos, ela fez seu amigo sentir-se melhor-em breve cesta.

Outras vezes, o ciúme inspira menos elogioso comportamento. “Estamos envergonhados de nossos sentimentos e eles saem em mais dissimulado formas, como a maledicência ou a propagação de boatos,” Mooney, diz.

Nós estamos condicionados a reagir como que todo o caminho de volta a infância. “Pensar em contos de fadas,” Barash, diz. “Cinderela era uma ameaça, eles eram tão zeloso de sua pureza e beleza e bom humor, eles queriam que ela desapareça.” Idem Branca de Neve, Rapunzel, e dezenas de outros.

Esta Maneira De Sair

Então, como fazer para manter uma tampa sobre o seu mal interior stepsister? É uma maneira de reconhecer os seus sentimentos. Quando eu reclamei com o meu namorado sobre o meu amigo do novo emprego e ele me disse que eu parecia com ciúmes, eu negou. Mas isso me fez pensar. Eu percebi que ela não estava sendo tão irritante como eu achava que eu estava com ciúmes. Então agora o que?

Falar sobre ele. “Admita que você está feliz por seu amigo, mas a inveja de sua promoção,” Mooney, diz. “Obtendo apenas o sentimento que permite que você para seguir em frente.” É claro que, quando eu confessei, meu amigo não estava chateado, e eu o fiz sentir-se melhor. Também pergunte a si mesmo se você realmente quer que você imagina. No final, eu não. Eu gosto do meu trabalho, mesmo sans ensolarado office e aumente seu salário.

Mas falar que não ajudam sempre com conhecidos. Em tais casos, não culpar a si mesmo por sentimentos de inveja, mas descobrir o que está causando isso. “O ciúme pode apontar onde nos sentimos inseguros, quer se trate de carreira, vida pessoal, saúde, situação financeira,” Mooney, diz. “Superar o ciúme ao pensar sobre como você pode alterar-se, mesmo em um pequeno caminho.”

Finalmente, dar um passo para trás e olhar o retrato grande. “Todo mundo tem o seu próprio caminho, e as coisas boas vêm para as pessoas em momentos diferentes,” Mooney, diz. O ciúme só pode estar apontando na direção certa.

Leave a Reply